A importância dos produtos artesanais


Olá!

Como hoje, 12 de agosto, é o Dia Nacional das Artes, resolvi falar um pouco sobre a importância dos produtos artesanais. Quando você compra um produto feito artesanalmente, além de contribuir com a economia, você contribui com a realização de sonhos.

Quem trabalha com artesanato, trabalha fazendo o que ama. É prazeroso. Uma espécie de terapia. Ver tecidos, botões e milhares de materiais e pensar o que criar com eles é divertido. Ver o trabalho alcançado e o sorriso de satisfação dos clientes é gratificante.

O nosso trabalho envolve a escolha dos materiais, o planejamento das peças e sua execução. É um trabalho delicado e que envolve muitos detalhes. São tantas técnicas capazes de criar peças únicas, que atendem milhares de necessidades. Dentre as coisas que mais gosto estão os artigos de tecido, crochê, bordado, cartonagem, patchwork e pintura.

Compro de Quem Faz: Um movimento a favor de artesãos e artistas criativos e independentes

O Compro de Quem Faz é um movimento que busca incentivar o trabalho e apoiar as pessoas que trabalham fazendo o que amam. Ele possui os seguintes tópicos:

  • É pessoal - eu valorizo e apoio o trabalho de outras pessoas. Eu sei quem está fazendo o que estou comprando e sei quele não está sendo explorado, mas ao contrário, ama o que faz.
  • É um estilo - eu escolho consumir de quem faz com as próprias mãos, pois isso dita meu estilo de vida e é um dos aspectos que me define como pessoa. Eu apoio pessoas que encaram o fazer como estilo de vida também e fonte de renda.
  • É poderoso - eu tenho a alternativa de comprar o que eu preciso de pessoas que fazem, e não de grandes corporações. Eu tenho a chance de ir contra a hegemonia de consumo atual.
  • É nacional - eu quero ajudar a fortalecer a economia do meu país, da minha cidade, do meu bairro. Eu posso comprar de pessoas que estão próximas a mim e apoiar sonhos.

Quem aí apoia o trabalho dos artesãos ou trabalha com artesanato e ama o que faz? Conta sua história para a gente!


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.